PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA EMPREENDEDORA, REALIZADO PELO SEBRAE

No dia 16 de julho de 2018, iniciou o Processo de Capacitação do Programa Cultura Empreendedora no Município de Pai Pedro. Trinta profissionais que integram a área da Educação estão recebendo dos SEBRAE o Curso “JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS (JEPP)”, dentre eles estão: Diretora, Supervisores e Professores, da Escola Municipal Adolfo Rodrigues Gomes, da comunidade de Tabua II, o curso terá duração de 24 horas, dividido em três dias.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Ivete Rodrigues, do Agente de Desenvolvimento Romilson Rodrigues e do Assistente do Sebrae Leonardo Alves, onde o mesmo discursou sobre o programa, falando sobre a importância e dos resultados que serão obtidos ao longo do processo.

A proposta de Educação Empreendedora do Sebrae.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora promove o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho. A Educação Empreendedora propõe a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras. Embora exista uma variedade de conceitos, teorias e interpretações relacionadas ao tema, de maneira geral o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae compreende que ela prioriza o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realizá-lo”. Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, estimulando-o a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática. Assim, a Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber. A Educação Empreendedora é também o cerne e o principal vetor do desenvolvimento dos países e regiões que aspiram ver seus jovens se tornarem grandes empreendedores. No Brasil, para pensá-la, é importante levar em consideração o quão diversificado e cultural é o tema. Por envolver pessoas e saberes, a questão é extremamente dinâmica, especialmente devido às ricas e extremamente importantes diversidades regionais e as múltiplas nuances culturais. Todos esses fatores possibilitam que o empreendedorismo se manifeste de forma singular em cada região e cidade, influenciado que é pela herança cultural, pelas vivências, as historicidades, pelas realidades econômicas e sociais absolutamente únicas de cada “pedaço de chão” (com seus “cheiros”, sabores, cores e gentes) que ajuda a formar o nosso país. A Educação Empreendedora é, por fim, o fortalecimento da crença em um futuro melhor, em que cada um é capaz de construir e empreender. E para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores: que sonhem e que estimulem sonhos em seus alunos. Isso requer dedicação, vontade de fazer diferente, buscar desenvolver autonomia em si e nos estudantes. Os professores são protagonistas nessa transformação.